Luiz Carlos Travaglia http://lattes.cnpq.br/0436911150907624

Última atualização do Lattes: 09.01.2018
Unidade: INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA
Departamento: INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA
Nome de citação: TRAVAGLIA, Luiz Carlos
Mestrado: 19
Doutorado: 3
Pos-Doutorado: 0
Outras: 5
  • Trabalho Técnico (51)+
    • Ano
      2017
      Título
      Emissão de parecer 'ad hoc' para a revista Diálogo das Letras - ISSN 2316-1795
    • Ano
      2012
      Título
      Emissão de parecer 'ad hoc' para a revista Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ
    • Ano
      2012
      Título
      Emissão de parecer 'ad hoc' para a FAPESP em projeto temático de pesquisa
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de parecer ?ad hoc? para a revista da ABRALIN sobre um artigo
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer ad hoc sobre artigo para a revista Domínios da Lingu@gem ? Revista Eletrõnica de Linguística
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de parecer ?ad hoc? para a CAPES em projeto de estágio de pós-doutorado
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de parecer para a Editora Cortez sobre original de livro da área de Linguagem
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de parecer ad hoc sobre 2 artigos para o I SIELP
    • Ano
      2010
      Título
      Emissão de parecer ?ad hoc? para a CAPES em projeto de estágio sênior de pós-doutorado em 06/04/2010
    • Ano
      2010
      Título
      Emissão de parecer ?ad hoc? para a CAPES em pedido de auxílio para apresentação de trabalho em evento no exterior em 06/04/2010
    • Ano
      2009
      Título
      Emissão de parecer ?ad hoc? para a CAPES no projeto de estágio sênior de pós-doutorado em 10/08/2009
    • Ano
      2008
      Título
      Pareceres ad hoc sobre trabalhos do XI SILEL - UFU/ILEEL
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer ?ad hoc? a Revista Internacional de Lingüística Iberoamericana - Universidade de Los Andes, Mérida. Colômbia
    • Ano
      2007
      Título
      Pareceres sobre trabalhos do XI SILEL - UFU / ILEEL
    • Ano
      2005
      Título
      Relatório Final do 10o Simpósio Nacional de Letras e Lingüística - 10o SILEL
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer sobre obra para a EDUFU
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer como Consultor ad hoc da Revista Eletrônica Horizonte Científico da Diretoria de Pesquisa
    • Ano
      2003
      Título
      Uma teoria tipológica geral de textos: sim ou não?
    • Ano
      2003
      Título
      Tipologia Textual: Tipos Fundamentais - Relatório de Pesquisa
    • Ano
      2003
      Título
      Tipologia de Texto e de Discurso na Sociedade e Cultura Brasileiras
    • Ano
      2001
      Título
      A gramaticalização de verbos: começar / continuar / terminar, acabar
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer sobre as condições de oferta do Curso de Letras do Centro de Ensino Superior de Vale do São Francisco
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer sobre as condições de oferta do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer sobre as condições de oferta do Curso de Letras da Escola Superior de Educação, Ciências e Letras de Rio Verde, GO
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer sobre as condições iniciais de oferta do Curso de Letras: Português-Inglês e suas respectivas Literaturas da Faculdade Caiçaras.
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer sobre as condições iniciais de oferta do Curto de Letras: Português-Espanhol e suas respectivas Literaturas da Faculdade Assembleiana (FASSEM)
    • Ano
      2000
      Título
      Comissão Julgadora do Concurso de Logotipo do Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia.
    • Ano
      2000
      Título
      Comissão do Curso de Mestrado em Lingüística do Centro de Ciências Humanas e Artes da Universidade Federal de Uberlândia para elaboração de propostas de alteração do Regimento do Curso
    • Ano
      1999
      Título
      Consultoria ao Núcleo de Pesquisa e Ensino em Linguagem da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora
    • Ano
      1999
      Título
      Assessoria na elaboração dos programas das disciplinas de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Faculdade de Educação , Ciências e Letras das Faculdades Integradas Ritter dos Reis
    • Ano
      1999
      Título
      Tipologia textual: tipos fundamentais
    • Ano
      1999
      Título
      Comissão do Curso de Mestrado em Lingüística do Centro de Ciências Humanas e Artes da Universidade Federal de Uberlândia para elaboração de material sobre o Mestrado em Lingüística, para compor catálogo e home page da pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia.
    • Ano
      1998
      Título
      Consultoria de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Materna do Projeto de Desenvolvimento Curricular voltado para o 2o. ciclo de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
    • Ano
      1998
      Título
      Comissão para elaboração de normas para apresentação pelos mestrandos do Curso de Mestrado em Lingüística do Centro de Ciências Humanas e Artes da Universidade Federal de Uberlândia de artigo versando sobre suas dissertações.
    • Ano
      1998
      Título
      Comissão do Departamento de Ciências da Linguagem para disciplinar e efetivar o processo sucessório de Chefia e Subchefia.
    • Ano
      1997
      Título
      Consultoria aos professores e coordenadores do Colégio Miró
    • Ano
      1997
      Título
      Curso de Especialização: O trabalho com o texto em sala de aula
    • Ano
      1997
      Título
      Professor Visitante Recorrente no Programa Especial de Treinamento (PET) do Curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba
    • Ano
      1996
      Título
      Assessoria prestada à Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia
    • Ano
      1996
      Título
      Assessoria à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte
    • Ano
      1996
      Título
      Comissão de Bolsas do Curso de Mestrado em Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia (Presidente)
    • Ano
      1995
      Título
      Assessoria ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP
    • Ano
      1995
      Título
      Comissão para analisar pedido de reconhecimento de validade do título de doutor, obtido pela Professora Lilia Eloísa Alphonse de Francis, junto à The Ohio State University - Columbus, Ohio - USA.
    • Ano
      1994
      Título
      Parecer ad hoc em projeto de pesquisa para o CNPq
    • Ano
      1994
      Título
      Comissão para analisar pedido de reconhecimento de validade do título de doutor (Philosophy Doctor in Music Education), obtido pelo Professor Carlos Alberto Storti, junto à Eastman School of Music da Universidade de Rochester - USA.
    • Ano
      1994
      Título
      Comissão do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal de Uberlândia para elaborar critérios de liberação de docentes para pós-graduação, licenças prêmio e sabática.
    • Ano
      1993
      Título
      Parecer ad hoc para a FACEPE sobre projeto de pesquisa
    • Ano
      1993
      Título
      Comissão para elaboração dos Critérios de liberação de docentes para cursos de pós-graduação, licença-sabática e licença-especial (prêmio) da Equipe de Língua Portuguesa e Lingüística,
    • Ano
      1993
      Título
      Comissão para definição de Filosofia, Políticas e Metas do Departamento de Ciências da Linguagem
    • Ano
      1991
      Título
      Comissão para Implantação do Curso de Mestrado em Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia
    • Ano
      1983
      Título
      Comissão para efeturar os estudos relativos à manutenção da disciplina Português nos currículos dos cursos da Universidade Federal de Uberlândia
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Zélia Almeida Silvana Costa Maura Alves de Freitas Rocha Vania Maria Bernardes Arruda Fernandes Outros membros da comissão Célia Assunção Figueiredo Ernesto Sérgio Bertoldo Fernanda Mussalim Maria Helena Santos Araújo Elisete Maria de Carvalho Mesquita Luísa Helena Borges Finotti Cláudia Goulart Morais Valdete Aparecida Borges Andrade Waldenor Barros Moraes Filho Maria José da Silva Fernandes Regina Lúcia Félix Ana Maria Esteves Bortolanza Pollyanna Honorata Silva Eliana Dias Walleska Bernardino Silva Maria Aparecida Resende Ottoni Maurício Viana de Araújo Evandro da Silva Martins Maria Elias Soares José Sueli Magalhães Solange Aparecida Faria Cardoso Maria Teonila de Faria Alvim Pinto Vânia Maria Bernardes Arruda Fernandes Camila da Silva Alavarce Campos Heloisa Mara Mendes Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva Maria Jandira Ramos Leonardo Francisco Soares Ingedore Grunfeld Villaça Koch Evandro Silva Martins Enivalda Nunes Freitas e Souza Eduardo José Tollendal Angela C S Rodrigues Hudinilson Urbano Clélia Candida A S Jubran Zilda G O Aquino Mercedes Sanfelice Risso Maria Teonila de Faria Alvim Ingedore Grufeld Villaça Koch Maria Lúcia Victório Andrade Nancy Márcia de Barros Melo Maria das Graças Dias Pereira Ingedore G Villaça Koch Leonor Lopes Fávero Luiz Antônio Marcuschi Odette G L A Souza Campos Paulo de Tarso Galembeck Sandoval Nonato Gomes-Santos Leonor Werneck dos Santos Maria Francisca Oliveira Santos Maria Cristina de M. Tafarello Maria do Carmo O T Santos Maria Cecília Perez de Souza e Silva Ingedore Villaça Koch Ivanilde Aparecida França Edair Gorski Jânia Ramos Sueli Coelho Maria Luiza Braga Odete Menon Marlúcia Maria Alves (coordenadora) Odete Maria Álvarez Zuleika da Costa Pereira Eliana Dias Aldo Luís Bellagamba Colesanti João Bôsco Cabral dos Santos Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond Sueli Cristina Marquesi Maria das Graças Soares Rodrigues José Carlos de Azeredo Lorenzo Teixeira Vitral Ivanilde Aparcida França et alii
texto ensino de língua portuguesa Ensino de Gramática Gêneros de texto Tipologia Textual Verbo língua portuguesa Lingüística Gramática Ensino de Língua Materna Gêneros Ensino Leitura Argumentação Tipos de texto Gramaticalização Coesão Linguística Aplicada ensino fundamental discurso coerência humor Espécies de texto Produção de Textos Atividades de ensino de língua portuguesa Atividades para Ensino de Língua Portuguesa referenciação alfabetização Letras Categorias de texto Linguística Textual Semântica Gêneros Textuais Língua falada Tipos Letramento tipologia de textos Morfologia tipo de texto Léxico Subtipos de texto Português Tópico discursivo Gramaticalização de verbos Ensino de produção e compreensão de textos significado estudos linguísticos Ensino de vocabulário Livro didático Análise da Conversação Gêneros orais Significação metodologia de ensino modalidade compreensão de textos Norma culta Língua Materna Produção de texto Expressão do tempo Recursos linguísticos Ensino de léxico Tipologia de texto Comunidades discursivas competência comunicativa Avaliação Literatura Português Falado OPERADORES ARGUMENTATIVOS Conversação Conhecimento linguístico Ensino de Leitura Gêneros do humor espécies Texto publicitário sintaxe Produtividade Lexical Formas verbais Aspecto Relevo Categorias verbais Informação Identidade caracterização Ensino de Língua Estrangeira Tipos de textos pintura Produção - Compreensão de textos Ordenação textual Crítica de Arte usos Subtipos Sentido de textos Ensino de língua Formação de palavras Organização tópica Funções Ordenação referencial Sentido Curso de Letras Organização tópica do texto Gêneros religiosos Progressão textual Funcionalismo Semântica argumentativa tempo Formas e categorias verbais Tempo Verbal Tipologia Sociolinguística Futuro do pretérito Mudança linguística Variação aspecto verbal gênero Ensino/Aprendizagem de Língua Materna repetição Mudança de significado interação Stand up Teoria verbos proposta curricular Ensino - Aprendizagem Pretérito imperfeito do indicativo Atividades de ensino de gramática ensino de Português publicidade Gêneros militares fábula Gêneros forenses Formulação textual Contexto Conectores de oposição Homonímia Teoria Literária Verbos gramaticais Crônica Fonologia Texto argumentativo Interação lingüística Literatura Brasileira Ensino Fundamental e Médio Estilística Letras e Linguística Apólogo Análise do discurso Texto e Discurso Pesquisa Linguística poema Notícia Redação congresso Superestrutura Progressão linguagem Esquete Parábola histórias infantis metodologia Gramática - ensino de teoria expressão Funções textuais do relevo Proeminência Atividades de ensino Sentido textual Teoria gramatical Produção - Compreensão de texto ensino superior Informatividade Humor radiofônico Memória discursiva contrajunção Relevância conjunções adversativas Organização editorial Recursos lingüísticos do humor Discurso Humorístico Tiras Ficção e Não ficção Desenvolvimento Elaboração catáfora Relevância dos estudos lingüísticos Significante Recursos humorísticos Tópico fundamentos artes Perífrase verbal Valores atos de fala Tipos de gramática Mas e embora Gramática Reflexiva gêneros jornalísticos Distinção Bases Compreensão em leitura Integração Significado/Significação Análise Lingüística Memória seleção ENEM - Matrizes condições de produção pragmática língua oral Método estrutural teoria linguística pesquisa hipertexto Gênero oral Texto injuntivo Semiótica Tipos textuais língua francesa Ciências Humanas Verbo de ligação Teoria geral Parecer artigo de revista científica produção de sentido Gramática padrão e normativa atividades Critérios Lexicologia inferência Representação Lingüística Textuall Gramática padrão Produção lexical Filologia Sujeito Anáfora PÓS-GRADUAÇÃO Preposição Educação a Distância Português oral Estudos Literários Desacordo Gramaticalizaão música sertaneja Estudo lingüístico dissertação narrativa Gênero discursivo Compreensão de texto Tonico recursos História do Curso de Letras UFU Funções gramaticais dos verbos ensino médio ser Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa Frase Artigo Científico Implícito Formalismo escrita Ensino de humor Construção do texto Concurso de professor operadores discursivos Chomsky subjetividade ensaio Multimodalidade Acórdão construções inceptivas Administração Verbo chegar anúncios publicitários Onomatopéia proparoxítonas direito Formação de professor Legibilidade drama romântico Ensino Fundamental 5a a 8a séries Organização Curricular Administração universitária Integração de áreas estabelecimento Relação com a coerência literatura comparada Integração de áreas de ensino Secretaria Estadual de Educação de MG competências Seleção e organização de informações Inserção Social Classe social Literaturas Clássicas Discurso relatado Enunciação rede Definição de grade de disciplinas Currículo do ensino fundamental Campos léxicos Literaturas Estrangeiras Forma gramatical piada deixar Variação de coerência Propostas de ensino Transições Produção e compreensão de textos Rebaixamento Combinação de tipos mensagem Advérbios Gêneros católicos Suporte Ironia Explícito Análise do discurso crítica dialogismo Conto fantástico Constituição/Composição de textos heterogeneidade voz sequenciamento Condições de uso Ensino de produção-compreensão de textos Metaplícito Tipelementos Exposição Funcionamento causas Estudos Clássicos Reescrita de textos Evidencialidade Português Europeu Língua Estrangeira Relação entre texto discurso e gramática Perífrases infinitivo Interdiscurso correntes passar Interseções Interrelação coesão e coerência Universidade Sócio-Interacionismo Esferas de ação social Língua Condicionamentos Pretérito perfeito do indicativo Competência discursiva Competência linguística Forma lexical Olha e vê Interface Ensino de Línguas Modificação Televisão Brasileira Categorias e formas verbais ENCEJJA - Matrizes textos jornalísticos Definição de conteúdos Redação do ENEM Signo LINGUAGEM JURÍDICA Verbo parecer Português Brasileiro artigo de opinião Síncope Ortografia Relação entre coesão e coerência acordo Segmentação Línguas Românicas figuras intersubjetividade Formação da pessoa Tipos de exercício de vocabulário linguagens Flexão verbal Desenvolvimento semântico Diminutivos Distinção de tipos de orações metáfora Disciplinas básicas Tipos de repetição Critérios e parâmetros Literatura estrangeira Formação de professores Realidade / Irrealidade Elementos tipológicos Graduação produção Brasilidade Estudo textual Áreas de ensino Fatores de textualidade Semântica discursiva Estrato fônico Mestrado em Lingüística Gêneros discursivos Tópico do discurso Pretérito imperfeito Ensino de teoria gramatical Prática de Ensino Saussure Literatura de outras línguas Drama Gerúndio Irrealidade Lexicografia parâmetros Oclusivas-liqüidas Sufixos Perguntas relações no trabalho Semiolingüística Tecnologia Estrutura informacional Compreensão Graduação em Letras Dêixis Autoria Texto multimodal acento Apresentação crítica Carta Romance infanto juvenil Diversidade linguística Neologismo Escolas de aplicação Diacronia Jornal Anáforas associativas oracionalidade Disfluência Cultura francesa Advérbios modalizadores epistêmicos Texto verbo-imagético Construções Arcaismo Sintagma nominal Suplemento de trabalho Intertextualidade verbo acabar modelos Verbos de ligação Educação Categorias para análise amor psicolingüística Objeto direto preposicionado Análise sêmica Terminologia construção infinitiva Nominalizações Redução Conflito panfleto realidade Locução verbal Piadas Demonstrativo Aquisição de linguagem Exemplos Ensino de francês Descrição Imagem português instrumental exercícios Causalidade Interação Verbal Injuntivo contos Cartas Editorial de Jornal Editoriais de jornal Tipo Programa de Ensino Níveis de compreensão Concepção de texto Escopo Afiche Planejamento de texto Variação Linguística Léxico das paixões categorias de análise Categoria de Número Memorial descritivo Linhas de Pesquisa Currículo de Cursos de Letras Nomenclatura gramatical Currículo Verbo começar Evento acadêmicos científico Modos de sistematizar Informações no texto Princípios História da Língua Portuguesa Linguística do Texto Marcadores discursivos Verbos passar e deixar Jubileu de Ouro
CTIT UFMG